Inspire-se

5 motivos para usar cobogós

A utilização de blocos vazados na decoração e na concepção de projetos não é novidade. Os cobogós são elementos que se popularizaram na arquitetura brasileira na década de 1950, mas foram desenvolvidos em 1920. Sua aplicação é versátil e integra funcionalidade ao design.

 

As possibilidades são inúmeras, tanto em relação ao tipo de material de que são feitos quanto às opções de desenhos. Os resultados com seu uso são variados e conferem personalidade ao ambiente. Certamente, esta é uma escolha coringa na hora de decorar espaços internos e externos.

 

Confira cinco motivos para usar cobogós na decoração:

 

  1. Luminosidade

A escolha dos cobogós é bem empregada quando é preciso delimitar um espaço, preservando a luminosidade. Dessa forma, a fonte de luz natural continua sendo utilizada, e os contrastes de luz e sombra acabam fazendo parte do ambiente.

 

  1. Ventilação

 

Outra vantagem dos cobogós é a ventilação. Diferentemente de tijolos em bloco, os elementos vazados permitem a passagem de ar e agem como verdadeiros isolantes térmicos. Refrescam o ambiente no verão e retêm o calor no inverno.

 

  1. Criação de ambientes

 

Mesmo com os recortes dos blocos, é possível criar ambientes e conferir privacidade ao espaço. A escolha do tipo de desenho do cobogó é fundamental se este for o objetivo do seu projeto. Além dos elementos vazados, existem as opções em vidro, que protegem a intimidade do local.

 

  1. Decoração

Os cobogós compõem tanto fachadas quanto ambientes internos. A escolha de sua cor ou material transforma a decoração do espaço. Eles podem ser discretos e acompanhar os tons das paredes ou podem apresentar contrastes e cores vivas, ressaltando sua presença e personalidade.

 

5.       Versatilidade dos cobogós

 

Como já dissemos, os cobogós apresentam um grande leque de possibilidades. Eles podem ser feitos de cerâmica, cimento, mármore e, até mesmo, vidro. As alternativas não param por aí: existem opções de desenhos mais clássicos, mais tradicionais, mais modernos. Além disso, sua escolha permite a combinação de mais de um tipo de desenho na criação da composição.