Inspire-se

Tijolos cerâmicos: conheça as principais características

Os tijolos cerâmicos são produzidos com cerâmica vermelha. As propriedades desse bloco são alcançadas depois da queima de argila. O processo segue as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Brasileiras, a ABNT. Assim, com peças de qualidade e alta resistência, esse tipo de tijolo está cada vez mais presente no mercado de construção civil brasileiro.

Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização. Oferece, ainda, excelente conforto térmico e acústico. Essas características facilitam o transporte e garantem a durabilidade do tijolo. Tudo isso sem exigir manutenção.

A aplicação

Utilizados para alvenaria estrutural e de vedação em qualquer tipo de obra, os blocos cerâmicos aparecem com mais frequência em residências e edifícios de poucos pavimentos. Mesmo sendo fácil de aplicar, a mão de obra deve conhecer e dominar os princípios de assentamento. Como resultado, existem preocupações básicas, como a modulação da construção e a amarração.

Em relação à modulação, é necessário que as dimensões dos cômodos sejam adequadas. Para isso, é interessante desenvolver previamente o projeto das alvenarias. A amarração, por sua vez, deve ser feita de forma direta, ou seja, sobrepondo os blocos de uma estrutura à outra. Nas construções, as amarrações mais comuns são em L, em T e as cruzadas.

Tijolos cerâmicos na decoração

O uso dos tijolos à vista são um dos principais artifícios para criar uma decoração mais rústica. A textura inclinada, quando posicionada em diferentes direções, leva movimento ao espaço. A cor remete também a aconchego e combina não só com lugares como bares e barbearias, mas com quartos e escritórios.

O toque de estilo garantido pelos blocos cerâmicos pode ser aproveitado, ainda, em paredes que separam os cômodos da casa. Nesse cenário, os tijolos de seis furos são os mais populares. É importante lembrar que, para ter o valor estético desejado, os cuidados com o produto devem existir desde o transporte até o momento do assentamento.

Quer ver mais sobre os tijolos cerâmicos? Acesse o vídeo da Luciana Lopes, da L2 Arquitetura, e confira um ótimo exemplo do uso dessas peças como itens decorativos. Para mais inspirações, acompanhe também o nosso blog!